Como fazer saches de flores de retalhos de feltro

Como fazer saches de flores de retalhos de feltro 


Como reciclar feltro e fazer saches de retalhos para perfumar e proteger suas roupas


Algumas peças de roupas podem ficar guardadas por muito tempo, por não serem apropriadas para uma certa estação, ou porque simplesmente ficaram esquecidas com a dinâmica da moda. Isto pode se transformar em um problema e atrair traças que acabam por arruiná-las.

Os sachês com ervas são uma opção interessante e eficaz para conservar roupinhas de bebê, trajes de festa e as roupas do dia a dia. Eles conseguem afastar as traças e ainda perfumam deliciosamente gavetas e armários. Se você tem retalhos de feltro colorido guardados em casa, pode reciclá-los e transformá-los em lindos sachês com flores. Confira o passo a passo a seguir:

MATERIAL NECESSÁRIO:


- Retalhos de feltro colorido
- Lápis ou marcador removível (Caneta Mágica)
- Tesoura, cola
- Agulha, linha e alfinetes
- Ervas de sua preferência



PASSO A PASSO:


Faça dois moldes de folha, o primeiro um pouco maior do que o segundo, risque na cor de feltro desejada para as flores e recorte várias folhinhas. Use cores diferentes para os dois tamanhos de folha para destacar suas flores. Recorte então quadrados de feltro para as almofadinhas e, com o marcador removível, desenhe um X sobre ele. Com um pouquinho de cola na parte central das quatro linhas, posicione as folhas maiores sobre o quadrado e, sobre elas, quatro folhas menores. Passe então uma costura reta somente sobre as folhas, de uma ponta à outra. Repita o processo sobre um outro quadrado de feltro e use alfinetes para unir os dois quadrados pelo avesso para a costura.


Passe em seguida uma costura reta por todas as laterais, deixando um espaço aberto para o preenchimento com as ervas. Faça um pequeno corte em cada canto do quadrado para o acabamento das pontas ao virar o quadrado para o lado direito. Encha a almofadinha com a erva escolhida e dê pontos de costura à mão, como mostram as imagens, para fechar completamente o sachê.


Você terá então lindos sachês coloridos, para perfumar suas gavetas e proteger suas roupas das traças.


Você pode usar seus sachês também para presentear sua família e amigos ou pode começar a produzí-los como lembrancinhas de maternidade  e até casamento. Aproveite para ler também Como escolher a erva certa para cada sachê.

Um comentário: